estratégia da semana: a eficiência do varejo

04.09.20 | rpt.estratégia

O ranking lançado pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo nos últimos dias, confere à Via Varejo SA o título de a mais eficiente no setor de varejista, no segmento de eletrônicos e móveis. A métrica considera o número de lojas físicas e vendas offline e online, com base nos dados de 2019. Mas é possível falar em eficiência hoje com a cabeça (e os dados) do ano passado?

Embora o Magazine Luiza amargue o 5º lugar no ranking da Ibevar, o comparativo entre julho de 2019 e 2020 registra o aumento na receita em 162% pelas vendas online. Nesta semana, a empresa selou a #aquisição da Stoq Tecnologia, especializada em soluções digitais para pequenos varejistas.

Já as #ações da Via Varejo na B3 foram recomendadas no UOL Economia justamente devido à implementação de melhorias nos canais online e ao expressivo resultados do segundo trimestre de 2020, com o aumento de vendas em 210% em relação ao mesmo período de 2019.

Só entre março e julho, 6 milhões de brasileiros estrearam a compra online, segundo dados da ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico: o dobro do esperado.

A eficiência do setor está na capacidade de estar presente na vida do consumidor, mesmo se for preciso estar longe. E isso vai além da quantidade de pontos e canais de #vendas.

posts mais recentes