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Relações com investidores: o caminho para uma comunicação autêntica e transparente

Relações com investidores: o caminho para uma comunicação autêntica e transparente

Relações com investidores: o caminho para uma comunicação autêntica e transparente

O mercado de capitais está atento às questões de ESG. Suas decisões de investimento são cada vez mais baseadas em parâmetros como desempenho financeiro e não-financeiro, classificação das empresas em índices e ratings, comunicações formais ao mercado, ou ainda na interação contínua e direta com aqueles que querem atrair capital. Todo esse conjunto, porém, também gera concepções ou pressupostos que contribuem para a percepção subjetiva (positiva ou negativa) dos analistas e investidores quanto aos riscos e oportunidades apresentados por uma determinada empresa

Para calibrar as expectativas e promover maior simetria de informações, qualquer estratégia de comunicação eficiente com atuais e futuros investidores deve começar com a escuta atenta das demandas e expectativas do público-alvo. No caso do desempenho em temas ESG, ela é fundamental para entender como está a percepção do mercado de capitais em relação a suas iniciativas concretas, evitando que a empresa não caia na armadilha do “greenwashing”.

Ao aliar os resultados da escuta qualitativa à análise ponderada do desempenho da empresa em diferentes fontes de pontuação ESG, é possível gerar uma fotografia que servirá de subsídio no direcionamento das prioridades de comunicação com o mercado.

 

A jornada ideal

Em primeiro lugar, é preciso identificar claramente quais são os investidores-alvo para engajamento ou atração de capital. Eles podem ser nacionais ou internacionais, institucionais ou individuais, “sell-side” ou “by-side”. Aqui, é importante adicionar fundos considerados referência em ESG por seus critérios mais rigorosos, para que o estudo de percepção esteja nivelado com as melhores práticas de mercado.

Uma pesquisa exploratória inicial levará ao entendimento de quais são os fatores ESG mais relevantes no segmento de atuação da empresa, a partir de índices e ratings setoriais preparados por entidades e instituições financeiras, como MSCI, RobeccoSam, Sustainalytics, S&P, B3, SASB, PRI, entre outros. Também são avaliadas informações eventualmente já disponíveis sobre os critérios dos investidores-alvo, bem como de fundos de referência.

Parte-se, então, para a consulta propriamente dita, por meio de entrevistas individuais, usando abordagens espontâneas e estimuladas. Nessa interação, entende-se com detalhes quais são os fatores ESG utilizados na avaliação de riscos, bem como as métricas que são aplicadas para a composição da carteira de investimentos. 

Ao mesmo tempo, capta-se a percepção sobre o desempenho da empresa estudada com relação a esses critérios, bem como quais empresas do mesmo setor, na visão deles, constituem os modelos de atuação. Esse levantamento pode ser ainda complementado com a visão de especialistas e entidades ligadas à promoção das finanças sustentáveis, traçando um diagnóstico mais robusto e preciso.

Gestão x comunicação

A partir das entrevistas realizadas, torna-se possível aplicar os resultados a uma ferramenta de avaliação quantitativa que tenha como base indicadores e métricas ponderadas, de acordo com a relevância apontada pelos atores consultados.

Ao confrontar a percepção do mercado com a realidade da empresa, fica claro quais ações já em andamento demandam estratégias para assegurar maior visibilidade, aquelas que requerem correções de rota em caso de incoerência entre ação e discurso ou ainda os gaps reais entre as expectativas do mercado e o que a empresa monitora de fato.

Para além da comunicação, o resultado final desse diagnóstico é uma ferramenta de gestão que identifica oportunidades e direciona a implementação de práticas e políticas ESG consideradas relevantes pelo mercado de capitais, mas que ainda não fazem parte do dia a dia da empresa. 

Consulte nossos especialistas

O Grupo Report possui uma equipe dedicada que conduz análises sobre a abordagem e o desempenho das empresas em ESG, apoiando suas estratégias de gestão e comunicação com os investidores. 

Desenvolvemos uma metodologia exclusiva que estabelece e pondera os parâmetros ESG que fundamentam a análise de investimentos, de acordo com a materialidade de cada setor. A partir dos objetivos da empresa e do estudo de percepção, é possível calibrar a ferramenta e, com base nas práticas e evidências do cliente, simular um rating cujas variáveis direcionarão um plano de ação. 

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